domingo, 26 de abril de 2009

Combinações perigosas para sua dieta.


Um artigo na revista Ana Maria de 17 de abril de 2009 me chamou a atenção.
Muitas vezes começamos uma dieta e não sabemos que a combinação de alguns alimentos são prejudiciais para uma digestão saudável . "Isso pode triplicar as calorias e levar à produção de toxinas, deixando o metabolismo lento e provocando inchaço no corpo", diz a nutróloga Paula Cabral. Além disso ela diz que devemos respeitar o tempo que nosso corpo leva para fazer a digestão: duas horas para refeições pequenas(café da manhã, lanches e ceia) e quatro horas para refeições maiores (almoço e jantar). Portanto compartilharei com vocês estas combinações que estão influenciando meus hábitos alimentares e espero que influencie o seu também.

Suco ou fruta na refeição
As carnes e as massa são absorvidas pelo estômago. Já as frutas são processadas no intestino – sofrem a ação do calor, das enzimas e de uma quantidade maior de ácidos. Por isso fermentam facilmente. Solução: Consuma suco ou fruta no lanche. È ideal para não atrapalhar a digestão da refeição anterior e aproveitar as vitaminas, as fibras e os minerais desses alimentos.
Doce na sobremesa
A digestão do doce pode atrapalhar – e muito! – a digestão dos alimentos salgados da refeição. Resultados: fermentação, toxinas, metabolismo lento e inchaço. Solução: Assim como a fruta, o doce pode ser um bom lanchinho!
Leite com outros alimentos
O leite fermenta com facilidade. Isso prejudica a digestão de outros alimentos, principalmente frutas e pães. Solução: tome um copo de leite no lanche ou na ceia, sem acompanhamento ou com 1 colher de achocolatado light.
Dois carboidratos na mesma refeição
Qualquer excesso desse nutriente vira gordura, além de prejudicar a digestão. Solução: Opte por apenas uma porção em cada refeição( ou come o arroz ou a batata).
Cerveja ou vinho com comida
No calorzinho do estômago, as bebidas fermentadas passam por outro processo de fermentação. Isso atrasa a digestão, dobra o número de calorias dos alimentos e aumenta a produção de toxinas. Solução: Não precisa eliminar o chopinho, basta tomá-lo separado das refeições e com água. Alias, beber água entre as refeições elimina as toxinas e ajuda a perder peso.
Sobrepor refeições
Qualquer alimento que encontrar outro no estômago fermenta. Assim, o estômago pode aumentar, passando a armazenar quantidades maiores de comida. Desse jeito, você vai precisar comer mais para se sentir satisfeita. Solução: Mantenha intervalos. Por exemplo: café da manhã às 07h; lanche da manhã às 09h; almoço às 13h; lanche às 17h; jantar às 19h e ceia às 21h.
Bebida em excesso durante a refeição
Dilui o suco gástrico e prolonga a digerstão. Os refrigerantes produzem toxinas. Solução: Tome 200ml de água nas refeições. Evite refrigerante ( mesmo light), pois ele contém muito gás e ajuda a aumentar o estômago.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Galho torto.


Lendo o jornal A Tribuna do dia 01/03/09, me chamou a atenção um editorial do Dr. Alessandro Loiola: Vida: exercícios e a filosofia do galho torto. Ele coloca como a mentalidade dos pacientes ainda continua retrógrada. Ele cita um paciente que diz: “Ah, doutor, estou com 50 ou 60 e tantos anos de idade e nunca fui muito de praticar exercícios. De que adianta começar agora?
Como diz o Dr Alessandro, a ciência vem mostrando que a filosofia de vida “galho que nasce torto, morre torto” é um grande equívoco. É possível mudar a sua história de vida, sim.
Ele conta que um estudo na Alemanha,com 700 adultos com idade entre 40 e 70 anos, descobriu que aqueles que praticavam alguma forma de atividade física desde a juventude possuíam um risco 60% menor para doenças do coração, quando comparados a adultos sedentários da mesma idade.
A grande surpresa foi observar que pessoas que só começaram a se exercitar regularmente depois dos 40 anos também apresentavam um risco 55% menor para doenças do coração, em relação às pessoas que não se exercitavam.
Ou seja, mesmo que você nunca tenha praticado exercícios na sua vida, comece a fazer o quanto antes e será capaz de reduzir seu risco cardíaco, independente de sua idade.
Além de reduzir a possibilidade de doenças cardíacas, praticar exercícios regularmente aumenta a flexibilidade, o equilíbrio, o tônus muscular e a saúde óssea. Diminui a insônia, a tensão, o estresse e o risco da diabetes; alivia as dores musculares e articulares; melhora sua autoestima; controla o apetite e aumenta os níveis de HDL, o colesterol bom.
Portanto amigos, vamos nos mexer, ainda há tempo.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Escolhas.








Às vezes nos tornamos reféns de nós mesmos.
É mais fácil ficar calado, abrir mão da vida social, dos amigos, muitas vezes até da família, à enfrentarmos a realidade e assumir que aquilo tudo que está acontecendo é porque permitimos que aconteça.
Muitas vezes desistimos de lutar..., quando nos damos conta, o mundo é outro. Estamos sós.
Muitas pessoas deixam suas vidas de lado por causa de marido, filhos, netos, parentes enfermos, e não se dão conta de que a vida está passando.
Outro dia observei que meus irmãos tem sempre compromissos no final de semana: churrasco na casa de amigos, casamentos, batizados... e eu não.....
Pra evitar brigas e escândalos, me fechei numa concha, abri mão da minha vida para permanecer numa relação que não me acrescenta nada, apenas tira.
Muitas vezes pensamos em nos separar, deixar que os filhos vivam suas próprias vidas e assumam suas realidades ou mesmo pensamos em contratar um enfermeiro pra cuidar dos enfermos, mas o sentimento de posse, de culpa nos invade.
Somos egoístas, achamos que o outro não poderá viver sem nós. Mas talvez somos nós que não conseguiremos viver sem a dependência deles.
Quando pensar em nós?
Sair, viajar, descansar, fazer amigos, planejar férias consigo mesma?
Quando acabar o sentimento de culpa?
Uma amiga me falou: se você morrer o mundo vai continuar girando, todos aprenderão a viver suas vidas sem a sua dependência. Por que não habituá-los desde já?
Portanto amigas que tal começarmos agora? Não é fácil colocar a nossa vida em primeiro lugar, mas temos que aprender.
Como diz o poeta, somos fruto de nossas escolhas!
Então, vamos fazer um lista de prioridades: o que está nos perturbando, o que queremos mudar, quais os nossos objetivos e o que precisamos fazer para realizá-los. A cada conquista vamos riscando a lista.
Na minha lista, já conquistei algumas vitórias, estou preenchendo minha vida com coisas que me dão prazer. E percebi que realmente, a vida continua.....

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Esta é uma colaboração da professora Hedlamar. Vamos aproveitar a oportunidade e sermos o principal sujeito na construção de nosso conhecimento. Para visualizar melhor, clique no convite.
Beijos.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

NADA COMO O TEMPO



Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.

Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.

O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.

No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!

O AMOR É IGUAL A UMA BORBOLETA, QUANDO VOCÊ TENTA PEGÁ-LA, ELA FOGE, MAS QUANDO VOCÊ ESTÁ DISTRAIDO, ELA VEM E POUSA EM VOCÊ!!!!!!!!!!!!!!"


(Mario Quintana)

domingo, 25 de janeiro de 2009

Do jeito que você vive, vai dar para chegar aos 100 anos?

As novas descobertas científicas sobre envelhecimento possibilitaram uma maior expectativa de vida e, o que é melhor, com saúde e mente lúcida. Mas como evitar situações de stress, alimentar-se corretamente, fazer exercícios e diminuir(ou cortar) cigarros e álcool, uma série de hábitos do seu dia a dia pode estar aumentando (ou diminuindo) sua qualidade de vida. Este teste ajudará a descobrir suas chances de chegar aos 100 anos.
A. O que você come ?
1. O cardápio do seu café da manhã é mais parecido com...
a. Ovos, bacon, pão com manteiga na chapa e café.
b. Frutas, iogurte e suco.
c. Só café.
2. Ao comprar legumes e verduras no supermercado, geralmente prefere:
a. Frescos.
b. Congelados.
c.Enlatados.
3. Você come peixe...
a. Duas vezes por semana.
b. De vez em quando.
c. Raramente.
4. Nas refeições você pôe sal...
a.
Em todo prato.
b. Só em alguns alimentos.
c. Em nada.
5. Sabe qual é a sua pressão arterial e o nível de seu colesterol?
a. Sim.
b. Não.
B. Quando viaja?
1.Viaja de avião...
a. Mais de cinco vezes por mês.
b. Uma a duas vezes por ano.
c. Nunca
2. Anda de carro...
a. Todos os dias, ida e volta do trabalho.
b. Só para sair nos fins de semana.
c. muito pouco.
3. Nas férias, você passa o tempo...
a. Tomando sol.
b. Conhecendo áreas remotas do lugar que está visitando.
c. No restaurante ou no bar.
C. Seu trabalho?
1. Seu emprego exige que você trabalhe...
a. das 9 às 18 horas, cinco dias por semana.
b. mais de nove horas por dia e em alguns finais de semana.
c. Com horário regular, mas com viagens frequentes.
2. Você se considera...
a. Muito bem paga.
b. na média.
c. Mal paga.
D. Estilo de vida e lazer?
1. Você costuma beber...
a. Um ou dois drinques, todos os dias.
b. Só de vez em quando, mas em grande quantidade.
c. Só em ocasiões especiais e sempre com moderação.
2. Quanto ao cigarro...
a. Fuma.
b. Não fuma, mas convive com pessoas que fumam.
c. Não fuma e raramente está com pessoas que fumam.
3. Você mora...
a. Sozinha.
b. Com outra pessoa(marido, amiga ou parentes).
4. Tem animais de estimação?
a. Sim.
b. Não.
5. Já passou por um divórcio?
a. Sim.
b. Não.
6. Tem filhos que moram com você?
a. Sim.
b. Não.
7. Geralmente bebe...
a. Refrigerantes.
b. Suco de fruta.
c. Água mineral.
8. Faz exame médico...
a. Uma vez por ano.
b. Quando a empresa onde trabalha pede.
c. Nunca fez.
E. Exercícios?
1. Você é do tipo que...
a. Corre todos os dias, chegando a cerca de 40 quilômetros por semana.
b. Corre algumas vezes por mês, 2 ou 3 quilômetros por vez.
c. Anda o mais que pode e joga tênis, squash ou nada uma vez por semana.
d. Não faz exercícios.
2. Quando estava no colégio ou na faculdade praticava esportes com frequencia e hoje parou por completo?
a. Sim.
b. Não.

Pontuação
Some os pontos obitdos em cada parte.
Parte A
1. a.5 b.1 c.2
2. a.1 b.2 c.4
3. a.1 b.2 c.6
4. a.5 b.3 c.1
5. a.2 b.4
Parte B
1. a.4 b.2 c.1
2. a.5 b.3 c.2
3. a.5 b.2 c4
Parte C
1. a.2 b.5 c.3
2. a.2 b.3 c.4
Parte D
1. a.1 b.4 c.2
2. a.5 b.2 c.1
3. a.4 b.2
4. a.1 b.3
5. a.3 b.1
6. a.2 b.3
7. a.4 b.2 c.1
8. a.1 b.3 c.5
Parte E
1. a.3 b.2 c.1
2. a.3 b.2
Resultado

28 a 45 pontos - Você está fazendo tudo certo - controlando sua dieta e seu peso e conhecendo seu corpo o suficiente para ter uma vida longa. O risco de sofrer stress - prejudicar o coração e a pressão arterial - também é muito pequeno.

46 a 70 pontos - Você está se distanciando cada vez mais de uma vida saudável. Evite que seu coração, seus músculos e sua pressão arterial envelheçam antes do tempo, alimentando-se corretamente e suprindo as necessidades do organismo com vitaminas, ferro e outros suplementos necessários para ficar forte e saudável por um longo período.

71 a 86 pontos - Você está no caminho errado. Se quiser viver 100 anos, é melhor começar a mudar de hábitos agora - ainda mais se já passou dos 40. Evite o excesso de sal, as frituras e as bebidas alcoólicas. Faça um check-up completo para conhecer sua pressão arterial e o nível do seu colesterol.


Onde encontrar um homem?

Como dizem as minhas amigas, o lugar certo para encontrar um homem que talvez queira um compromisso sério, é na sala VIP do aeroporto ou na Feira de Mármore e Granito. Portanto meninas, se preparem porque a feira está chegando. Boa sorte!

27ª FEIRA INTERNACIONAL DO MÁRMORE E GRANITO
VITÓRIA STONE FAIR 2009
10 A 13 DE FEVEREIRO DE 2009 - 10 ÁS 18 HORAS
PAVILHÃO DE CARAPINA - GRANDE VITÓRIA - ES

As Mulheres de 40 ou mais.






(Adaptação crônica Revista Época)



Não tenho estatísticas em mãos e nem sei se existe alguma coisa a respeito das mulheres na faixa dos 40 ao 50, sobre o seu estado civil. Mas se eu for pensar nas minha amigas que estão por aí, posso afirmar que a grande maioria está separada. E com filhos. E achando que nunca mais vão conseguir outro homem. E se acham horrorosas. Como eu sou desta faixa , vou meter meu bedelho (que palavrinha mais feia) entre as quarentonas (pra começar, nós odeiamos a palavra quarentona, saudosas dos trintinha. E tememos o inevitável: cinqüentona. Sexagenária então não ousamos nem pensar). Nos achamos acabadas. Porque não nos consideramos achadas? Segue agora a crônica escrita por um homem.

A mulher de quarenta tem várias vantagens. A primeira é que já tiveram os filhos que tinham que ter e a gente não precisa se preocupar com a possibilidade de elas quererem mais um (aliás, conheço uma quarentinha – olha que simpático – que já é avó), justamente com a gente que não estamos mais a fim de trocar fralda, ir na reunião de pais e filhos e vigiar a maconha na adolescência. Esta parte elas já resolveram. Outra vantagem é que elas sabem que Cinema Novo não é aquele cineminha que inauguraram outro dia no shopping. Cantam as músicas dos Beatles com a gente e também não sabem muito bem quem são Oásis. Lembram até da copa de 70, no México e algumas delas chegaram a ver o Pelé jogar. Sexualmente sabem tudo. E como. Tiveram mais homens que possa imaginar nossa filosofia. Aquele negócio de ter orgasmo assim ou assado (assado é péssimo) elas já resolveram há mais de uma década. E já viveram o suficiente para se darem ao luxo de filosofarem sobre a vida, sem aquelas bobagens que as meninas de vinte pensam e dizem e, ás vezes, até escrevem em diário. Conseguem aprender a mexer no computador com muito mais eficiência que as mulheres de 60 (com todo o respeito, minha senhora). E não perdem parte do dia atrás da alma gêmea na internet, como fazem a turma de 20 e de mais de 50. Neste momento, por exemplo, o computador acaba de me avisar que chegou uma mensagem nova. Fui olhar e era mais uma daquelas perguntando se eu quero aumentar o tamanho do meu pênis. Tem até a foto de um aparelho que “infla”. Você já pensou, na hora de fazer sexo, você abrir o guarda-roupa, tirar aquela geringonça (a máquina, não a sua) e dizer: um momentinho que você vai ver o que é bom pra tosse? Não, as mulheres de 40 há muito tempo deixaram de se preocupar com o tamanho da geringonça. Com elas é “menas” preliminar e mais ação. A mulher de 40 vai direto ao assunto. Eles já perceberam que podem comer e não apenas dar. As mulheres de 40 comem como gente grande, comem como homem. E a gente dá, com prazer. A mulher de 40 já tomou aqueles porres memoráveis de quando tinha trintinha. Ela sabe beber. Ah, a mulher de 40 no verão chega ao seu esplendor debaixo do sol. Sabe a medida certa da sua cor e do seu suor. Sai da água como se saísse de um aquário, como se desfilasse em cima da água. Não acampa mais, nem fica em pousada sem internet. A mulher de 40 sabe onde quer ficar. Gosta de um confortinho. Ela se pinta pouco, ao contrário das de vinte e das de 50 e 60. No máximo um batom básico. Não se enchem de perfumes e pode pintar o cabelo até de vermelho que lhe cai bem. Não fica ridículo com as de 20 ou 50. Enfim, a mulher de 40 sabe tudo e não está nem aí. Por que então você sofre, mulher? O mundo não está perdido, está achado. Você é o melhor papo da praça. Você é o que há.


Então amigas, vamos à luta.